ALQUIMIA – UMA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA – JUNG
ALQUIMIA – UMA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA – JUNG

ALQUIMIA – UMA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA – JUNG

Alquimia corporal, a busca pela transformação.
A HUMANIDADE passou do instinto para a razão, sem pensar nas ações, uma sociedade racional e materialista.

Conectar com nosso inconsciente, a raiz profunda do Ser. “Tudo que a mente moderna não consegue definir considera insano”

ORIGEM DA ALQUIMIA = QUIMICA – estudo para a psique humana

ARABE – al-kimiya – (Egito) Kemet – terras negras                 
GREGA – Khymeia – Lançar junto – Derramar junto
Pode ser as duas hipóteses Ou todos – Rota da Seda

INÍCIO  – Egito – China – Índia ou Oriente Médio

Matéria – Espaço – Tempo e Átomo
04 Elementos – Fogo – Água – Ar – Terra

“Ao transformar a Si mesmo, você transforma o mundo, ao transformar o mundo, você transforma a Si mesmo.”

A Alquimia procura desvendar os mistérios da matéria para transformar o espírito, a saúde física era vista como correspondente a saúde mental.
Isaque Newton estudou muito mas, após morrer destruíram seus arquivos.
Para Jung a Alquimia era psicológica – Arte da transmutação pessoal através do psi.

Transformar o chumbo em ouro – CRISOPOPEIA

O CHUMBO é o básico dos metais – opaco – macio – inútil para ferramentas e venenoso.

07 METAIS PRIMÁRIOS – Influências Planetárias
Ouro – Sol

  1. Prata – Lua
  2. Cobre – Vênus
  3. Ferro – Marte
  4. Estanho – Júpiter
  5. Mercúrio – Mercúrio
  6. Chumbo – Saturno

Os Indus os associavam aos 07 chacras humano.

Se eles conseguem ou não transformar em ouro, para Jung não interessa ele o considerava a Alquimia psicológico.
O produto final não é natureza material, mas espiritual.
É a arte de expandir a consciência (auto realizar)

TRIA PRIMA

  1. Enxofre = alma
  2. Mercúrio = Espírito
  3. Sol = Corpo

ESPAGIRIA = Separar e recombinar.
DESTILAR  = óleos essenciais = alma
FERMENTAÇÃO = Licor – água ardente alcoólica
DESTRUIR FOGO = Cinza lavada na água – evapora – restam cristais de sal – CORPO

INTERIOR versus EXTERIOR

A realidade física não é realmente tão solida quando percebemos, o mundo pode assumir uma aparência totalmente nova, dependendo da nossa percepção dele, este é o reflexo do espírito que é a mente, e a alma é a causa de tudo que existe, o espírito é a ponte que une corpo e alma, representando por mercúrio.

INCONSCIÊNTE (espírito) se relaciona com a CONSCIÊNCIA – SELF –SER

PEDRA FILOSOFAL – Transformar a matéria em ouro.
OPUS MAGNUM – A grande Obra.

PANACEIA UNIVERSAL   remédio para todos os males e Cura

ALKAHEST – Solvente universal capaz de dissolver qualquer substancia sem destruir seu componente fundamental
SANTO GRAAL – Juventude Eterna e poderes para que o encontrar.
ELIXIR DA VIDA – este termo deriva do árabe !al-iksir e se referia originalmente a uma substancia mágica que tinha o poder de transformar metais comuns em ouro, mas com o tempo, o significado evoluiu para incluir a noção de uma bebida que concederia vida eterna, juventude ou imortalidade

Ideias para trabalho interior, não há atalhos para auto realização. A Pedra Filosofal está em nós. Conheça a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.(Sócrates)

A Pedra Alquímica (lápis Lazuli) simboliza algo que nunca pode ser perdido ou dissolvido, algo eterno que alguns alquimistas comparam à experiência mística de Deus dentro da própria alma. Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; Colossenses 1:27.

Geralmente é preciso um sofrimento prolongado para queimar todos os elementos psíquicos supérfluos que escondem a pedra. Mas alguma profunda experiência interior do SER ocorre à maioria das pessoas pelo menos uma vez na vida.

Do ponto de vista psicológico, uma atitude genuinamente religiosa consiste em um esforço para descobrir essa experiência única, e gradualmente, entrar em sintonia com ela (é relevante que uma pedra seja algo permanente) de modo que o EU se torne um processo interior para quem a atenção da pessoa está continuamente voltada.

Na criação o homem foi feito imagem e semelhança de Deus – Genesis 1:27. Mas até que isto, Deus no ser humano, terá um processo, que pode muito bem ser associado a Alquimia.

CALCINATIO – transformação pelo fogo
SOLUTIO – transformação dos estados da água
COAGULATIO – terra
SUBLIMATIO – ar
MORTIFICATIO – nigredo ou putrefactio (escurecimento) morte
SEPARATIO – albedo – branqueamento
CONIUNCTIO – rubedo – vermelhidão

Os alquimistas eram chamados de filósofos do fogo.
Quando a alma é consumida pelo fogo, suas emoções luxuriosas, ciumentas, frustradas ou iradas são purificadas. Fogo é força ativa – Energia e Instintiva.

  1. Calcinatio – Deus é um fogo consumidor (Hebreus 12). Somente a verdade sobrevive ao fogo.
  2. Solutio – Água – raiz – processo que transforma sólidos em líquidos – dissolução do ego, imersão nas profundezas escuras do oceano, o inconsciente.
  3. Coagulátio – Terra – transforma de líquidos para sólidos, fixação, torna algo concreto, firme e permanente, é a queda do espírito na matéria, do céu para a terra. Ações tem mais impacto que palavras. Assumir a responsabilidade de tornar consciente o conteúdo do inconsciente é um passo em direção a auto realização.
    Humilde – Humus – terra, humildade é uma fonte nutritiva que promove a cura.
  4. Sublimátio – o ar transforma em vapor – espírito superior. Quando observamos um problema de uma perspectiva superior, frequentemente deixa de ser um obstáculo, pois ganhamos uma objetividade psíquica. Escada, degrau, nuvem ou carruagem. (cuidado)

“O homem é uma corda amarrada entre uma besta e um super-homem, uma corda sobre o abismo. Perigoso atravessamento, perigoso caminho, perigoso olhar para traz, perigoso estremecer e ficar parado.

O que há de grande no homem é que ele é uma ponte e não um fim. O que é amável no homem é que ele é uma superação e um rebaixamento. (Nietzsche).

Alguém no estado de Nigredo pode chegar a dizer: ”Qual é a próxima coisa certa que posso realmente fazer, além do nada”.

Mudança e transformação, separar o que é falso do verdadeiro “ Quando você chega a esta solidão consigo mesmo, quando você está eternamente sozinho, você é forçado a se fechar e está fadado a se tornar consciente do seu passado”

A porta da paz é estreita e ninguém pode entrar exceto pela aflição da alma.

O autoconhecimento é uma aventura que nos leva inesperadamente longe e fundo. Mesmo em conhecimento moderadamente abrangente da sombra, pode causar muita confusão e escuridão mental, uma vez que dá origem a problemas de personalidade que nunca se imaginaram remotamente antes.

Só por esta razão podemos entender porque os alquimistas chamavam sua nigredo de melancolia “ego negro”, mais negro que o negro”.

Não há luz sem sombras e nem plenitude psíquica sem imperfeição. Para se completar, a vida não exige perfeição, mas completude; e para isso é necessário o “espinho na carne” como disse o apostolo Paulo, o sofrimento dos defeitos sem os quais não há progresso nem ascensão.

CURADOR FERIDO – ENANTIODROMIA – união dos opostos – estrema mudança. Só o que pode destruir a si mesmo é verdadeiramente vivo.

Morte e renascimento espiritual “ não importa o qual isolado você esteja e quão solitário você se sinta, se você fizer seu trabalho verdadeiro e conscienciosamente, amigos desconhecidos virão procura-lo.

Então faça sempre o melhor que está a seu alcance realizando uma metanoia em sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *