O que é Felicidade?
O que é Felicidade?

O que é Felicidade?

Há quem diga que não existe felicidade ou apenas momentos felizes.

Se for assim, então teremos que todos os momentos conseguir algo que nos faça sentir felizes?

Se forem coisas externas para a realização pessoal, terá que ser sempre algo novo, pois o que te fez feliz ontem, hoje já não é mais novidade, então precisa sempre de algo novo.

O escritor Yuval Noah Harari fez a comparação com o PIB de uma nação, pois se o que existe são apenas momentos que temos, o nosso PIB teria que sempre estar crescendo, ele disse que teria que mudar para FIP, Felicidade Interno Bruto, ao invés de ter algo para ser feliz, ser internamente esta felicidade.

O que é necessário para que isto aconteça?

Você já percebeu que duas pessoas estando na mesma situação podem reagir de maneiras diferente? A situação é algo externo, independe da pessoa, certo? Mas a condição de cada indivíduo é o que conta.

Então o que deveria ser feito para mudar a condição? Será que teria como generalizar para todas as pessoas esta mudança? Cada um pensa de uma maneira.

O que é bom pra mim hoje, pode não ser bom amanha o que é bom pra mim hoje pode não ser bom pra você, e assim sucessivamente.

Então parece que estamos chegando num beco sem saída?

Mas você já pensou em algo absurdo como deixar de pensar no passado? Ou no futuro? E viver no agora. Simplesmente no HOJE.

Se perguntar: Quem é você? Teria como responder algo que não esteja no passado?

Poderia começar assim, eu sou filho de ….- passado – , eu trabalho na empresa tal – passado – eu sou médico… passo.

Já pensou em apenas “ser”

Mude Sua vida com 13 Respostas

A felicidade é um estado emocional positivo que pode ser caracterizado por uma sensação geral de bem-estar, alegria e contentamento. Ela é um estado duradouro que está mais relacionado à satisfação geral com a vida e um senso de propósito, enquanto a alegria é um estado emocional passageiro e mais associado a experiências positivas específicas.

Embora a felicidade possa ser influenciada por diversos fatores, como relacionamentos interpessoais, realização pessoal, saúde física e mental, estabilidade financeira, propósito de vida e conexão com a natureza, ela é subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, a felicidade não é uma condição permanente e constante, mas pode ser cultivada e aprimorada ao longo da vida.

A alegria, por outro lado, é um estado de espírito que pode ser experimentado em momentos específicos, como a realização de uma conquista, um encontro com amigos ou familiares, um momento de relaxamento ou uma atividade prazerosa. Ela pode ser causada por eventos externos, mas também pode ser cultivada internamente, através da prática de gratidão, da conexão com outras pessoas ou do cultivo de atividades que trazem alegria.

Apesar de serem distintas, a felicidade e a alegria estão interligadas. A alegria pode contribuir para a felicidade geral da vida, enquanto a felicidade pode aumentar a probabilidade de experiências alegres. Ambas são importantes para uma vida plena e satisfatória.

É importante lembrar que a felicidade e a alegria são experiências subjetivas e podem ser diferentes para cada pessoa. O mais importante é cultivar uma perspectiva positiva da vida, buscar maneiras de melhorar a qualidade de vida e encontrar um senso de propósito e significado em nossa existência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *