04 Incentivador da Saúde

1 – FALAR – 

No princípio Deus Disse:  “Haja luz”, e houve luz.

O poder da palavra expressada continua com este mesmo valor, pois as Leis do Universo não mudam.

Ao analisar a ciência na área da Neurociência explica que nosso corpo reage de acordo com o que nós pensamos e falamos. Exemplo: Se eu quiser ir na cozinha pegar um cafezinho, primeiramente terei que pensar e dar ordem ao meu cérebro produzir hormônios suficiente para executar esta ação. Ou se nós simplesmente pensar em cortar um limão, nossa boca já enche de água. Isto são reações sentidas pelo nosso corpo mediante ao poder dos pensamentos expressados.

Em relação a nossa saúde, é da mesmo maneira, você já parou para pensar que quando nós dizemos “Ah como estou cansado”, seu corpo realmente fica mais cansado? as células do nosso corpo dizem “Amem”. 

Agora se nós, mesmo cansados, dissermos ao nosso corpo, estou disposto, animado, saudável, o nosso corpo reagem também desta forma, e prepara ingredientes para esta ação que o cérebro está comandando.

Na espiritualidade, isto explica que a fé pode te curar, como a dúvida pode te adoecer.

 

2 – SORRIR

A expressão no nosso rosto demostra o que estamos sentindo no coração.  Olha o que o sábio Salomão disse? O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. Provérbios 17:22.

Quando chegamos em algum ambiente de cara fechado, carancudo, ao deparar com alguém, o que iremos receber de volta é no mínimo uma recepção indiferente. Mas se pelo contrário, chegarmos com um sorriso expressivo, com certeza a recepcão será um sorriso de volta.

Imaginamos agora, juntarmos este dois incentivador da saúde, o falar e o sorriso, ja teremos um resultado fantástico, mas vamos para o próximo estimulante.

 

SER CRIANÇA

já parou para analisar como vivem as crianças? A menos que ela esteja doente, sempre disposta, as vezes brinca até dormir de cansada.

Mas um fator importante a ser analizado nas crianças é a inocência e a facilidade de perdoar,  Jesus disse:  Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: “Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus”. 

Um outro ponto muito importante é o medo, que muitas vezes é inexistente nas crianças, elas não tem consciência real do perigo, isto ajuda até na rapidez da recuperação das doenças.

O pior inimigo do homem é o medo, faz o corpo reagir com extresse, para fugir ou reagir. O cérebro precisa gerar vários tipos de hormônios, dentre eles  cortisol, adrenalina etc, para dar suporte e energia para o corpo. Mas se este medo for desproporcional, e o extresse for prolongado ou crônico, fará nosso corpo gastar energia desnecessárias e adoecerá.

 

TER PAZ

Se paramos para analisar o nosso corre e corre da vida, ansiedade em relação ao futuro, preocupação com o que aconteceu no passado, descobriremos que são extremamente prejudiciais nossa saúde.

Devemos procurar ter tempo de qualidade. Tempo para trabalhar, tempo para alimentar, tempo para família, diversão, meditação, gratidão, etc, etc. Se não soubermos separar tempo para cuidar da saúde, com certeza terá tempo suficiente para cuidar da doença.

Então este quatro incentivadores da saúde, nos ajudará a vivermos melhor e feliz, pois felicidade e sermos gratos pela porção que a nós foi destinada.

Falar, Sorrir, Ser Criança e Ter Paz, são alguns dos procedimentos para que com sabedoria desfrutemos desta nossa vida aqui, que por sinal passa muito rápido. Vamos desfrutar da melhor maneira possível, e quando chegar nossa hora de mudarmos de dimensão, possamos passar sem sofrimento.

A melhor maneira de morrer é irmos morrendo aos poucos, por exemplo: Deixar morrer em nós a timidez de expressar para o nosso corpo o que realmente queremos dele, deixar morrer o orgulho de não contribuir com um sorriso verdadeiro, deixar morrer a arrogância e ser como uma criança e principalmente deixar morrer esta ganância de querer ganhar o mundo em troca de uma paz verdadeira.